sábado, 28 de março de 2015

Coisas de crianças... como explicar?!






            Crianças produzem menos lactato desidrogenase! Que isso “novinho”, você “pirou”?! Não, não... é só pra chamar a atenção mesmo. Essa frase explica CIENTIFICAMENTE por que crianças “não param” (não cansam). Esse “processo” na fisiologia é conhecido como Anaerobiase  Lática! Vamos lá, vamos resumir o processo. Nosso metabolismo energético é dividido em sistemas. Aeróbio (oxidativo), Anaeróbico Alático (ATP-cp) e Anaeróbico LÁTICO (glicolítico). Bem, e o que essa tal “Lactato Desidrogenase” tem a ver com isso e com o meu “bacuri’? Tudo! Vamos recorrer a nossa maravilhosa FISIOLOGIA...

            Lactato desidrogenase - ou para os “íntimos” (LDH) - é uma enzima que, basicamente, converte a GLICOSE (açúcar) em ácido lático (produto final). E resumindo mais ainda: o nosso querido ÁCIDO LÁTICO (aquele da “queimação”) é um fator limitante, e se não tem “queimação”, tem mais disposição! Até rimou, né? Então, é assim mesmo que funciona, nosso “Gabrielzinho” produz menos LDH e, consequentemente, tem mais “gás” para atividades de alta intensidade. Sabe aquelas que duram alguns segundos, tipo corridas rápidas, alguns saltos, pulos, etc.? São destas que eu falo e, além disso, tenho uma tese! Matheusinho, Dieguinho, Luquinhas, Rafinha, Bruninha, Jéssiquinha esses nomes bíblicos e angelicais, produzem menos ainda LDH.




            “Deixa o menino BRINCAR ôôô Iaiá... Deixa o menino BRINCAR ôôô Iaiá...”  como você saberá se seu filho tem talento pro judô se ele nunca pôs um kimono? Ou pra qualquer outra atividade se ele nunca fez um levantamento olímpico, lançamento de disco, nadou, etc. e etc. Até os 08 anos a criança é um “papel em branco”! Permita que ele VIVENCIE movimentos! Não “castre” o guri!




            Viu, Sr. Professor de Educação Física ESCOLAR, por que você tem que  ESTUDAR FISIOLOGIA?! Viu, papai e mamãe, pare de dar comida pro “muleque” pare de inflamar o coitado, ele não precisa comer tudo isso! É, é isso que você está fazendo, transformando-o em um “obesinho inflamadinho”. Pare de dar porcaria pro se filho! Você não deixa seu filho subir em árvore, mas entope o “guri” de bolacha recheada cheia de gordura trans, que só Deus sabe no que isso se transforma no organismo, ou então faz um “inocente” miojo, cheio de “temperinho”, infestado de “glutamatinho” que também é utilizado pra LESAR hipotálamo de ratos nos laboratórios de pesquisa. 

            Preocupe-se com a saúde física, social/afetiva e psicológica do seu filho. De que adianta ele ter tudo do “bom e do melhor”, se é complexado com seu peso?! Se não consegue pular um muro ou subir uma árvore?! Deixe seu filho ser criança, não roube o que é natural dele! Criança que não tem cicatriz no queixo não é criança.

            Não trate seu filho como um adulto de fraldas. Provavelmente você criará um monstro...





            No próximo artigo “desvendarei” o mito da musculação infantil e dos tais esportes que “crescem” ou “diminuem” as crianças!

                                                 Prof. Frederico A. F. Rangel



“Trabalhe, estude, faça mais do que esperam de você e persista!”


                                                                                   Fonte das Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário