sábado, 28 de março de 2015

Paradoxo da Insulina


Parte I

        Em excesso faz mal e engorda, na carência ficamos tontos, sonolentos e podemos até morrer. E agora, como faz? Qual é o segredo deste hormônio tão importante para nosso organismo?


     A insulina é um hormônio pancreático que tem como função carrear o açúcar do sangue (glicose) para dentro das células (intracelular), é lá que acontecem as funções fisiológicas (respiração, síntese protéica, etc). A liberação de insulina pelo pâncreas é proporcional à quantidade de glicose presente no sangue. Ou seja, quanto mais açúcar você ingere, mais insulina é liberada. Sabe esse tal de índice glicêmico (IG), então, ele tem serventia sim, e  seu cálculo é bem simples: alimentos de alto IG = muita insulina. Então, pense muito bem antes de colocar uma grande quantidade de açúcar na boca. Só pra título de informação: todo carboidrato transforma em glicose quando entra no organismo, ou seja, pão branco, arroz branco e macarrão “transformam” em açúcar quase que instantaneamente.





     Só em pensar no alimento, as células ácinas começam o processo enzimático de preparação para receber o alimento e engatilham as ilhotas de Langerhans, mais precisamente as células beta, as responsáveis pela produção do hormônio. E quais as consequências dessa abrupta elevação da glicemia e consequentemente da insulina? São vários os efeitos negativos, entre os principais estão: danos mitocondriais, resistência à insulina, aumento do tecido adiposo (gordura), diabetes. E também tem um efeito “estético” bem interessante, sabia? Altas taxas de insulina INIBEM a lipólise (quebra de gordura), ou seja, você jamais perderá gordura se manter sua insulina alta.

          Ok, então se a insulina é tão maléfica assim, o que explica o título do texto? Afinal, ela é mocinha ou vilã? Bem, a resposta é um clichê bem antigo e está demasiadamente em desuso nesta sociedade consumista e “glicocanibalista”.  A diferença entre o remédio e o veneno é a DOSE. (Já falamos sobre isso em outro texto, lembram-se??)

          Nos próximos artigos, falarei sobre como manipular a liberação da insulina, como ela ajuda no ganho de massa muscular, quais as consequências do seu uso em excesso, e como sensibilizar esse hormônio.

Abraços,


Prof. Frederico A. F. Rangel
   
                             A cultura forma sábios; a educação, homens.(Louis Bonald)

Nenhum comentário:

Postar um comentário